Campo

Produção Agrícola

A produção agrícola da CTA-Continental atua dentro dos princípios e requisitos de ESG, visando obter um produto de qualidade e em conformidade com os pilares de governança, social, ambiental e agronômico, bem como a legislação vigente.

A empresa adota inúmeras estratégias e técnicas junto à base de produtores integrados com o objetivo de padronizar as orientações técnicas, promover a acurácia na coleta de informações, realizar o monitoramento e promover ações de melhoria contínua.

Exemplo disso são as melhorias tecnológicas implementadas na produção agrícola, como a utilização da assinatura eletrônica na contratação de produtores, a parametrização da plataforma ESG para coleta de dados da produção agrícola e o desenvolvimento do aplicativo CulTivA, direcionado aos produtores da CTA, com o objetivo de fornecer informações, conhecimento, orientação e capacitação técnica.

Ademais, visando assegurar o processo de governança, monitoramento e ações efetivas na base de produção, a empresa estabeleceu um comitê interno para avaliação de estratégias em conjunto com o Setor de Sustentabilidade Agrícola. Dessa forma, a empresa atua de maneira responsável para entregar um produto de excelência, em conformidade com a legislação vigente e as demandas dos clientes.

Governança da Produção Agrícola

A gestão da governança na produção agrícola é estratégica e de suma importância para o sucesso e a continuidade do negócio. Através da implantação de mecanismos de monitoramento e melhoria contínua, a empresa trabalha de maneira a atuar e zelar para que as propriedades contratadas estejam em conformidade com a legislação vigente e alinhadas aos pilares sociais, ambientais e agronômicos.

Pilar Social

O pilar social é uma marca registrada da CTA-Continental desde a sua fundação. Atualmente, a empresa atua em diversos projetos e campanhas estratégicas junto aos colaboradores, produtores integrados e a comunidade.

Pilar Ambiental

Os cuidados para proteger o meio ambiente são um compromisso da CTA-Continental. A empresa, através dos planos de Biodiversidade, Água e Solo, monitora e age sempre que necessário, promovendo a conservação e a proteção ambiental inteiramente. Além disso, a empresa atua para manter a autossuficiência energética na cura do tabaco, através do uso de lenha de origem legal, sustentável e rastreável na sua base de produção.

Pilar Agronômico

Através de seu pacote tecnológico – que conta com a adoção de produtos aprovados e recomendados para a cultura, técnicas de manejo e condução das lavouras em conformidade com as boas práticas agrícolas - a empresa promove um atendimento personalizado, de confiança e respeito junto à base de produtores. A cada safra, os orientadores agrícolas passam por constantes treinamentos com o intuito de prestar uma assistência técnica padronizada, prezando pela qualidade e excelência junto aos produtores contratados.

A empresa utiliza sementes aprovadas internacionalmente. São sementes de alta tecnologia, sem modificações genéticas, que têm como características a alta produtividade, a qualidade e a resistência a doenças, o que acaba diminuindo a utilização de defensivos agrícolas nas lavouras. Na produção de mudas, é utilizado o sistema float, de fácil manejo, reduzindo substancialmente os custos e o uso de defensivos agrícolas.

Durante as orientações técnicas sobre o manejo e a condução da lavoura, a empresa recomenda técnicas que visam a conservação e a proteção do solo, como adoção do plantio direto na palha, cultivo mínimo, cobertura de solo, subsolagem, rotação de culturas, entre outras. Os produtores são instruídos a realizar o manejo integrado de pragas (MIP) e a utilizar defensivos agrícolas somente quando o ataque de pragas estiver acima do dano econômico. A empresa se preocupa com a proteção e segurança dos produtores e seus familiares e fornece todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários, bem como o treinamento para o uso, o manuseio e a aplicação de defensivos agrícolas.

Qualidade de Vida no Campo

AgroTop

O projeto AgroTop da CTA-Continental visa monitorar, analisar e implementar as melhorias identificadas nos pilares social, ambiental e agronômico, visando incremento de renda e qualidade de vida, em conformidade com a Lei.

Historicamente, a CTA desenvolve projetos que apoiam a evolução das propriedades e de seus produtores, impactando positivamente na vida deles e na economia local das comunidades.

O AgroTop, lançado em 2022, amplia esse compromisso ao incentivar boas práticas agronômicas, sociais e ambientais. Além disso, iniciativas como o Projeto de Proteção das Nascentes e o reflorestamento beneficiam diretamente os produtores integrados e suas famílias, garantindo a sustentabilidade dos negócios e estimulando o interesse deles na permanência no campo.

Confira como foi a Semana Técnica no Campo 2023, onde compartilhamos as ações desenvolvidas nas propriedades referências que recebem o projeto e discutimos sobre a importância das boas práticas agronômicas, sociais e ambientais.

Projeto Muda

O projeto é uma iniciativa pioneira da Universidade de Santa Cruz do Sul, financiada pelo Fundo de Reconstituição de Bens Lesados para atuação na bacia hidrográfica do Rio Pardo, a qual a CTA-Continental orgulha-se em contribuir.

A missão do projeto está relacionada a regeneração de ecossistemas ciliares e estabelecimento dos corredores verdes, protegendo a biodiversidade e melhorando a qualidade de vida das comunidades.

Dentre as atividades propostas, estão o monitoramento das ações e seus impactos na quantidade e qualidade da água na bacia hidrográfica; promoção de capacitações de práticas conservacionistas do solo; orientações sobre diversificação de culturas em pequenas propriedades, além de dias técnicos de campo para produtores integrados e lindeiros e comunidade rural.

Projeto Nascentes

Em 2022, a CTA aderiu a uma iniciativa promovida pelo Jornal Folha do Mate e pela Rádio Terra FM.

O projeto visa a conscientização por meio da divulgação de matérias jornalísticas, conteúdos de rádio e peças publicitárias sobre o tema. Entre os principais assuntos levantados e acompanhados pelo projeto está a conscientização sobre a importância da recuperação de nascentes desse Arroio.

O projeto realiza ações de conscientização em escolas nas quais distribui o material produzido.

Projeto Preservação das Nascentes

A CTA-Continental, juntamente com parceiros estratégicos, deu vida ao Projeto de Preservação das Nascentes, que busca recuperar, proteger e promover a preservação das nascentes dos afluentes do arroio Castelhano. Os esforços nesse projeto reforçam o compromisso corporativo da CTA com a sustentabilidade da sua base de produção e com a comunidade, que também será beneficiada com os resultados positivos da iniciativa.

App CulTivA

Através do App CulTivA a empresa busca estar ainda mais próxima da sua base de produção e proporcionar maior conhecimento e informação para os seus produtores integrados. Com o CulTivA, o produtor tem acesso rápido a informações técnicas e gerais para aumentar os seus ganhos e melhorar a qualidade de vida da sua propriedade. Além disso, a empresa proporciona através desta ferramenta, acesso rápido a vários treinamentos internos e externos que auxiliarão o produtor e sua família a buscarem qualificação profissional. Com essa e outras ações, a empresa atua de forma responsável e contribui para a melhoria contínua da sua base de produção, com ênfase para os pilares sociais, ambientais e agronômicos.

Biodiversidade

O projeto, realizado em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul desde 2015, abrange o monitoramento e a análise da biodiversidade e das condições ambientais das propriedades rurais. O projeto abrange 165 propriedades nos três estados do sul do Brasil.

Fontes Renováveis de Energia

A empresa está sempre em busca de desenvolver ou avaliar potenciais tecnologias que possam agregar valor à sua base de produção. Dentro desta linha, a empresa está avaliando a eficiência de novas fontes sustentáveis de energia, sendo uma delas, os pellets a base de madeira sustentável. Dentre os benefícios desta tecnologia que está sendo avaliada, pode-se destacar o melhor conforto, ergonomia e redução na mão de obra durante a fase de cura e secagem do tabaco.