A CTA-Continental tem um forte compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável da indústria do tabaco. Além de seguir rigorosamente todas as leis relevantes, a empresa implementa boas práticas para minimizar o impacto ambiental e gerenciar adequadamente os resíduos gerados.
Todos os resíduos gerados pela CTA-Continental passam por um rigoroso processo de tratamento até o seu destino correto, sempre respeitando as particularidades de cada um. Além de garantir que fornecedores, transportadores e receptores dos resíduos possuam todas as licenças ambientais necessárias para a atividade, a empresa valoriza a reciclagem e a reutilização de todos os seus resíduos. No conjunto de procedimentos adotados pela empresa, está o recolhimento do pó de tabaco, que, posteriormente, é destinado para o processamento de fertilizantes que serão disponibilizados aos produtores.
Com o compromisso de assegurar a estabilidade e sustentabilidade da empresa, a CTA-Continental adota uma abordagem estratégica e eficaz na gestão de seus recursos, que engloba recursos humanos, financeiros, técnicos e físicos. A administração desses recursos é fundamental para os processos operacionais e para o planejamento estratégico da empresa.
No âmbito da gestão de recursos, a empresa está comprometida com a busca por práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Isso inclui a implementação de medidas para redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a proteção dos biomas, alinhando-se às agendas globais de combate às mudanças climáticas.
Para alcançar esses objetivos, a empresa está ativamente envolvida na análise e monitoramento das possíveis alterações climáticas nas regiões onde opera, reconhecendo o impacto direto dessas mudanças na produtividade e rentabilidade dos negócios agrícolas. A CTA realiza estudos sistemáticos e projeções sobre as tendências climáticas futuras, visando entender e mitigar os potenciais riscos associados.
Na mesma linha do seu compromisso com a sustentabilidade, a empresa está desenvolvendo iniciativas concretas para reduzir suas emissões de GEE. Planeja-se para o ano de 2023 o mapeamento detalhado das emissões nos escopos 1, 2 e 3, seguido pelo estabelecimento de metas e objetivos específicos para essa área. Essas medidas refletem no compromisso da CTA em contribuir de forma significativa para a desaceleração das mudanças climáticas e para a proteção do meio ambiente.
Além disso, a empresa está explorando fontes de energia limpa e renovável, como energia solar, como parte de sua estratégia de redução do impacto ambiental de suas operações. Durante toda a operação da CTA em Venâncio Aires, a empresa opta, sempre, pela compra de energia limpa, oriunda de fontes limpas e renováveis, por meio da comercialização no Mercado Livre de Energia Elétrica. Já nas unidades filiais, que não demandam alto gasto energético, pois não são unidades fabris, todo o consumo é monitorado por meio dos medidores específicos das Concessionárias de Energia dos locais.
O relatório de sustentabilidade da empresa fornece insights adicionais sobre essas iniciativas e seus resultados, proporcionando uma visão abrangente das práticas de gestão de recursos da CTA-Continental e seu compromisso com a responsabilidade ambiental.