Produção Agrícola


Para produzir tabacos de qualidade e na quantidade necessária para atender aos seus clientes, a CTA-Continental desenvolve inúmeras ações que identificam sua visão administrativa voltada às questões ambientais, buscando melhorar a qualidade de vida da família dos produtores rurais.  

Utilizando as mais modernas técnicas de produção agrícola, com um atendimento baseado em respeito, confiança e amizade, junto ao produtor, o orientador agrícola da CTA-Continental desenvolve um trabalho de assistência técnica na propriedade rural, de acordo com as necessidades dos produtores e da cultura.

A empresa utiliza sementes de alta tecnologia, aprovadas internacionalmente e não geneticamente modificadas, com características de alta produtividade e resistência a doenças, possibilitando, assim, diminuir a utilização de defensivos agrícolas nas lavouras. Na produção de mudas é utilizado o sistema float, de fácil manejo, reduzindo substancialmente os custos e o uso de agrotóxicos.

Nas orientações técnicas à lavoura é recomendado o máximo de cuidado com a proteção do solo, através de técnicas como plantio direto, cultivo mínimo, cobertura de solo, subsolagem, terraceamento, etc. O produtor é orientado a utilizar defensivos somente na quantidade recomendada e quando extremamente necessário.

  SISTEMA INTEGRADO
 Este Sistema baseia-se no princípio da mutualidade, baseado em uma parceria técnico – comercial com produtores de tabaco, os quais tem a contratação da sua safra de tabaco com a garantia de compra de todo o volume produzido, e aonde a empresa presta Assistência Técnica especializada para a produção da safra e para o planejamento econômico, social e ambiental da propriedade. A empresa, em comum acordo com o Produtor, realiza ainda o fornecimento de insumos legais e com qualidade mínima requerida, garantindo ao mesmo o acesso a um pacote tecnológico de produção que atenda aos princípios de Boas Práticas Agronômicas e de Sustentabilidade. O Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT)tornou-se importante fator de destaque neste setor brasileiro. Considerado um dos pilares do agronegócio do tabaco, o SIPTprima pela sustentabilidade em sua essência, econômica, social e ambiental, fortalecendo toda a cadeia produtiva, do produtor ao cliente final. 

Dentre as vantagens do SIPTque podemos citar, destacam-se: Produtores: 
• Garantia de Venda da sua Produção 
• Assistência Técnica e Financeira 
• Transporte do Tabaco Empresas
• Planejamento de Safra 
• Qualidade e Integridade do Produto 
• Garantia de Fornecimento 
• Sustentabilidade na Produção Clientes 
• Fornecimento Regular 
• Qualidade Garantida 
• Garantia ISO 
• Rastreabilidade e Sustentabilidade 

PROGRAMA DE RECEBIMENTO DE EMBALAGENS 
Pioneiro e desenvolvido desde o ano 2000 por meio de roteiros amplamente divulgados na mídia, com o apoio da Afubra, 550 municípios produtores de tabaco do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são visitados anualmente, em 2,6 mil pontos de coleta na zona rural. No Paraná, iniciativas semelhantes realizadas pelas centrais locais são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco. Além de cumprir o Artigo 53, do Decreto 4.074, de 04 de janeiro de 2002, que determina que os “usuários de agrotóxicos e afins devem efetuar a devolução das embalagens vazias e respectivas tampas aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, observadas as instruções constantes dos rótulos e das bulas, no prazo de até um ano, contado da data de sua compra”, o programa também permite o recolhimento de embalagens utilizadas na produção de outras variedades agrícolas. O recebimento das embalagens segue um cronograma previamente estabelecido e amplamente divulgado pelos veículos de comunicação, bem como pelos orientadores agrícolas das empresas associadas. Os produtores que aderem ao programa e entregam as embalagens tríplices lavadas, recebem recibos – fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental.


PROGRAMA STP

A CTA Continental atua com o compromisso de manter o Programa Sustentável de Tabaco, através de ações realizadas para atender todos os seus pilares na Produção Agrícola bem como no Processamento Industrial.